Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Desenvolvimento sustentável

22 ª Sessão do Comitê da FAO sobre Florestas (COFO)

E não foi só de Copa do Mundo que o mês de junho sobreviveu esse ano!
No mês em que o mundo colocava os olhos (e os pés!) no Brasil pelo seu evento tão esperado, outros olhos eram colocados em Roma, na Itália. É que do dia 23 a 27 de junho aconteceu a 22 ª Sessão do Comitê da FAO sobre Florestas (COFO), realizado na sede da FAO.

As florestas fornecem muitos benefícios sócio econômicos incluindo alimentos, energia e abrigo( necessidades humanas básicas). Para sustentar os produtos e serviços que ajudam a responder a estas e outras necessidades, as florestas devem ser geridas de forma sustentável.

A COFO 22 analisou o estado das florestas do mundo, concentrando-se em seus benefícios sócio-econômicos e questões conexas, incluindo os rendimentos e do emprego; direitos de propriedade e de gestão; energia da madeira e de produtos florestais na habitação. Neste contexto, analisou as medidas de política florestal que promovam a produção e consumo sustentáveis​​; acesso aos recursos, mercados e financiamento; partilha equitativa de benefícios; e valorização dos produtos e serviços florestais.

Poster da COFO 22
Como toda a gama de contribuições de florestas para o desenvolvimento sustentável muitas vezes não são reconhecidas, ou devidamente valorizadas, elas nem sempre são refletidas na agenda de desenvolvimento mais amplo. A COFO 22 proporcionou uma oportunidade para os países membros estudarem formas de promover as contribuições dos florestas para os objetivos globais do desenvolvimento, e garantir que eles se alimentam em processos de negociação globais; estas incluem o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como parte da agenda de desenvolvimento pós-2015 e da revisão do Acordo Internacional sobre Florestas, na 11 ª sessão do UNFF* em 2015

A reunião também discutiu o progresso na implementação de decisões anteriores e considerou as prioridades do programa da FAO para a silvicultura, à luz do novo quadro estratégico da Organização. Ele abordou especificamente o trabalho sobre mudanças climáticas, REDD**, as florestas boreais e florestas de sequeiro.

4° Semana Mundial da Floresta

Pela quarta vez a COFO foi realizada em conjunto com a Semana Florestal Mundial - uma série de reuniões e eventos promovidos pela FAO*** e suas organizações e instituições parceiras. A Semana Mundial da Floresta é uma oportunidade para compartilhar o estado da arte do conhecimento e as principais realizações e conquistas.

Comissão

A Comissão das Florestas é o órgão estatutário da FAO.  As sessões bienais da COFO reuni os chefes dos serviços florestais e outros altos funcionários do governo para identificar políticas emergentes e questões técnicas, para buscar soluções e aconselhar  FAO e outras medidas adequadas.

* Fórum das Nações Unidas sobre Florestas
**Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal
***Food and Agriculture Organization (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação)

Tradução: Alinne Santos

por: Alinne Santos

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.