Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Curiosidades

Cortinas verdes - Alternativa para dias quentes


O crescente desenvolvimento mundial vem causando uma série de modificações na estrutura da sociedade. Com o aumento das indústrias e a população se tornando cada vez mais urbana - Segundo o IBGE¹, mais de 80% da população brasileira habitam em áreas urbanas - a poluição, o desmatamento, e a alta geração de calor em um mesmo local faz com que a sensação térmica nas cidades cresça exponencialmente.

Pesquisas apontaram² que o calor excessivo pode ocasionar estresse, dificuldades de concentração e até mesmo depressão; o que pode influenciar diretamente na produtividade e na qualidade de vida da população de modo geral.

A vegetação urbana, tem um papel fundamental no controle dos índices da temperatura e conforto térmico, Uma pesquisa³ realizada em uma avenida movimentada com vegetação composta por árvores e canteiros, pode possuir uma temperatura até 5 ºC menor do que uma outra avenida com menor presença de árvores.

Foi pensando nisso, que uma fábrica de eletrônicos japonesa decidiu implantar nas paredes dos prédios do seu parque industrial cortinas cortina verdes, que são responsáveis por diminuir a temperatura interna dos locais onde estão instaladas.
KYOCERA Kagoshima Sendai Plant

Basicamente são plantas cultivadas em treliças de arame que crescem paralelas as paredes dos prédios. Mediu-se uma diferença de 15 ºC favorável às superfícies protegidas por essas plantas, que além de barreira ao sol também geram conforto térmico através da evaporação da umidade armazenada em suas folhas. A temperatura ficou tão agradável dentro das salas, que o uso do ar-condicionado passou a ser dispensável.Além disso, a inciativa também gerou economia nos refeitórios, pois dentre as espécies cultivadas nas cortinas estão o Feijão e a Cabaça Azeda  (bitter gourd, uma iguaria japonesa) que são servidas durante as refeições para os funcionários.

Segundo a empresa, o programa de cortinas verdes já atingiu uma extensão de 294 metros, que cobriram uma área de 775 m². Isso equivale em termos de absorção de carbono a plantar 194 árvores. 

Gráfico mostrando a diferença de temperatura após a implantação da cortina verde
Se você mora em um lugar quente e achou interessante a idéia, saiba que não é tão difícil incorporar uma cortina verde na sua casa, ou empresa. O próprio site da Kyocera, mostra um passo a passo de como implementar a cortina verde. Basta clicar no link (em inglês): http://global.kyocera.com/ecology/greencurtains/sodateyou.html


Fonte: 1 / 2/ 3 / 4

O que você achou da iniciativa dos japoneses? Isso funcionaria no Brasil? Comente abaixo.






por: Lucas Monteiro

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.