Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Curiosidades

5 razões para ter uma planta no ambiente de trabalho



Pesquisa realizada pela Universidade de Queensland descobriu que um escritório decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários


Esqueça os móveis caros e equipamentos cheios de funções: aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é mais barato do que se imagina. Basta decorá-lo com plantas.
Este é o primeiro estudo nesse sentido para analisar os efeitos das plantas em um ambiente de trabalho em longo prazo, e ele também descobriu que essa medida melhorou a satisfação e a qualidade de vida dos empregados. 

De acordo com o professor da Universidade de Queensland e co-autor da pesquisa, Alex Haslam, um escritório mais “verde” ajuda o profissional a ficar fisicamente, mentalmente e até emocionalmente mais envolvido em seu trabalho.
Realizado em parceria com as universidades de Cardiff, Exeter e Groningen, o estudo analisou o impacto de um ambiente enxuto e um com plantas nos funcionários em grandes escritórios comerciais no Reino Unido e na Holanda.

Os pesquisadores monitoraram os níveis de produtividade dos empregados por dois meses e também entrevistaram as pessoas para saber suas percepções sobre a qualidade do ar, concentração e satisfação no ambiente de trabalho.

Como resultado, eles se mostraram mais satisfeitos e afirmaram ter percebido melhor qualidade no ar nos ambientes em que haviam plantas.

Segundo Haslam, o retorno que uma empresa tem ao investir no paisagismo é uma equipe de trabalho mais satisfeita, com qualidade de vida, e também mais produtiva – algo que leva a melhores resultados para a companhia.

Abaixo estão mais 5 razões para ter uma planta no ambiente de trabalho:


1. Melhorar a qualidade do ar interno

Além de trazer um toque amigável, o crescimento de plantas vivas no ambiente de trabalho pode ajudar a limpar o ar e até mesmo melhorar a saúde, de acordo com um estudo da Nasa.

2. Reduzir o estresse

Em sua dissertação de mestrado ambiental na Universidade de Surrey, no Reino Unido, a estudante de psicologia Helen Russell começou a encontrar provas científicas para noções já amplamente percebidas, de que as plantas no escritório podem reduzir o estresse.

No estudo, Russell pediu aos participantes que fizessem um teste difícil em uma sala cheia de plantas, e comparou a frequência cardíaca e a pressão arterial com as pessoas que completaram o mesmo teste sem plantas. No geral, os resultados de Russell mostraram que plantas aliviaram o estresse dos participantes.

3. Aumentar a produtividade

Um simples vaso de planta na mesa de trabalho não só ajuda a relaxar durante um dia agitado, mas também pode aumentar o foco e produtividade.

Em um estudo publicado no Jornal de Horticultura Ambiental, pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, relataram que as plantas de interior ajudam os profissionais a executarem suas tarefas com mais foco e eficiência.
O estudo pediu aos trabalhadores para concluir uma tarefa simples em um computador em uma sala com plantas e comparou seu desempenho com os trabalhadores que completaram a mesma tarefa na mesma sala, sem plantas. Os resultados mostraram que o aumento da produtividade em 12%, na presença de plantas. Além disso, 10% das pessoas testadas no quarto com plantas relataram sentir mais atenção depois da tarefa do que os testados sem plantas.

4. Salas mais confortáveis

A faixa de umidade recomendada para a saúde humana está entre 30 e 60%, mas muitos escritórios estão aquém destes números, especialmente no verão e nos meses de inverno. Umidade interior baixa pode levar a um aumento de fadiga respiratória. O mesmo estudo da Universidade do Estado de Washington comprovou que um toque de verde pode ajudar a corrigir esse problema também.

Os resultados mostram que, quando as plantas foram adicionadas a uma sala, a umidade relativa do ar aumentou significativamente, mas não excessivamente, deixando a sala na faixa de conforto ideal.

5. Lembrar da importância de cuidar do meio ambiente

Manter uma planta em sua mesa tem um monte de benefícios para a saúde e bem estar. Mas ela também pode ampliar o seu estilo de vida verde.


por: Lucas Monteiro

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.