Receba conteúdo florestal grátis toda semana

agricultura

Decreto estabelece os princípios e os objetivos da Política Agrícola para Florestas

Assinado, pela presidenta Dilma Roussef, o Decreto 8375 que trata da Política Agrícola de Florestas Plantadas.



O Decreto estabelece, entre outros pontos, a criação do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas. O documento, que terá um horizonte de 10 anos e deve ser atualizado periodicamente, fará um diagnóstico da situação do setor de florestas plantadas, incluindo seu inventário florestal, além de propor cenários com as tendências internacionais e macroeconômicas. Estabelecerá também metas de produção florestal e ações para seu alcance.

"Art. 1º Este Decreto estabelece os princípios e os objetivos da Política Agrícola para Florestas Plantadas relativamente às atividades de produção, processamento e comercialização dos produtos, subprodutos, derivados, serviços e insumos relativos às florestas plantadas."

O Ministério da Agricultura coordenará o planejamento, a implementação e a avaliação da Política Agrícola para Florestas Plantadas, que deverá observar as atividades de produção, processamento e comercialização dos produtos, subprodutos, derivados, serviços e insumos relativos ao setor.

Como objetivos da Política Agrícola para Florestas Plantadas o decreto pretende:
  • Aumentar a produção e a produtividade das florestas plantadas; 
  • Promover a utilização do potencial produtivo de bens e serviços econômicos das florestas plantadas; 
  • Contribuir para a diminuição da pressão sobre as florestas nativas; 
  • Melhorar a renda e a qualidade de vida no meio rural, notadamente em pequenas e médias propriedades rurais; e 
  • Estimular a integração entre produtores rurais e agroindústrias que utilizem madeira como matéria-prima
Você sabia?
O setor de florestas plantadas responde pelo abastecimento de 75% do consumo de produtos florestais, a partir de uma base de plantios de somente sete milhões de hectares, que correspondem a menos de 1% da área do território nacional. O setor está relacionado a importantes cadeias produtivas da economia, como construção civil, siderurgia a carvão vegetal, celulose e papel, movelaria e energia.

Fonte: www.agricultura.gov.br

por: Florestal Brasil

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.