Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Biodegradável

Nova embalagem abre caminho para uso mais seguro de pesticidas em lavouras

Um sachê biodegradável desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Embrapa Instrumentação e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) poderá promover o uso mais seguro e eficaz de defensivos químicos em lavouras do Brasil. Feito à base de amido, pectina e outros polímeros, o dispositivo estoca qualquer tipo de substância solúvel em água, como fertilizantes e pesticidas.

O sachê é, então, selado por prensagem e, em seguida, inserido no solo, onde libera gradativamente as substâncias à medida que se desfaz. A quantidade de agroquímico por sachê pode variar conforme a necessidade do agricultor. De acordo com a química Elaine Cristina Paris, pesquisadora da Embrapa Instrumentação, esse método de dispersão evita que o agroquímico seja levado pela água da chuva e garante um maior aproveitamento dessas substâncias pelas plantas, com menos prejuízo ao meio ambiente e também ao ser humano. 

Embalagem biodegradável: fertilizantes e pesticidas podem ter uso mais seguro no campo

Os defensivos químicos, em geral, são pulverizados manualmente sobre as lavouras ou com o auxílio de tratores. Dessa maneira, os produtores rurais muitas vezes ficam expostos a essas substâncias tóxicas, que podem causar câncer e outros efeitos adversos ao sistema nervoso central e periférico.

por: Alinne Santos

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.