Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Desenvolvimento sustentável

ONG Litro de Luz leva iluminação pública sustentável para comunidades sem acesso a energia elétrica

Falta de energia elétrica é sinônimo de exclusão. Consciente dessa realidade e da realidade de muitas comunidades do mundo, a ONG Litro de Luz, presente em 21 países, criou um projeto muito interessante que está ajudando a levar luz para comunidades carentes ou isoladas que não possuem acesso a energia elétrica ou que não podem arcar com seus custos. O projeto que fabrica uma fonte de luz ecológica e economicamente sustentável com canos de PVC, garrafas PET, placas solares e lâmpadas de LED.
Fonte: EcoGuia
A gestora de Políticas Públicas e umas das responsáveis pela ONG Internacional “Litro de Luz”, em Brasília, Larissa Sampaio, explicou como esse projeto tem ajudado a essas comunidades.

“O Litro de Luz começou iluminando casas com lâmpadas de garrafa PET, que eram colocadas nas telhas das casas com água e alvejante em seu interior e iluminavam as casas, durante o dia, devido ao efeito da refração. A medida que a ONG foi evoluindo, percebemos um grande problema com a iluminação pública, então criamos o Poste Solar, construído com canos de PVC, uma bateria, uma garrafa PET, uma placa solar e três lâmpadas de LED. Durante o dia, essa placa solar fica captando toda a iluminação e quando anoitece, esse poste acende, então ele tem o mesmo efeito de um poste comum, entretanto ele é sustentável e mais barato”.

No Brasil, esses postes solares já foram instalados em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. A instalação em Brasília será em agosto. A ideia original, aliás, foi desenvolvida pelo brasileiro Alfredo Moser, em 2002, na chamada “luz engarrafada”.

A ONG ganhou o prêmio principal da Universidade St. Andrews, da Escócia, no valor de US$ 100 mil, oferecido a iniciativas ambientais, com um projeto para iluminar comunidades ribeirinhas da Amazônia. Assim, o projeto também beneficiará algumas comunidades da Amazônia, começando por Bararuá, Dominguinhos, Jacarezinho e São Jorge do Membeca.



Gostou? Comente e compartilhe!!

Já conhece o canal Florestal  Brasil no youtube?


por: Leovigildo Santos

4 comentários:

  1. Acredito que seria ideal a postagem do modo de construir, materiais usados para a construção, e locais e valores onde se pode estar adquirindo os materiais , para que outros possam instalar essas iluminações também.

    ResponderExcluir
  2. Soube da Missão Litro de Luz pela TV e achei algo sensacional. Parabéns aos idealizadores. Foi uma grande sacada! Desejo que tenham toda a força e apoio para desbravar os caminhos, nem sempre fáceis de percorrer.Não desistam jamais. Bora gente!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.