Receba conteúdo florestal grátis toda semana

12 de julho

Por que em 12 de julho é comemorado o Dia do Engenheiro florestal?

12 de julho - Dia do Engenheiro Florestal
Em 12 de julho é comemorado pelos católicos o dia de São João Gualberto e não é coincidência que na mesma data seja comemorado o Dia do Engenheiro Florestal. 

A data de comemoração do Dia do Engenheiro Florestal – o tradicional 12 de julho – é uma homenagem a São João Gualberto, que virou santo protetor da categoria por ser um dos precursores da ciência florestal no mundo.

Estátua de São João Gualberto no antigo Horto Florestal de São Paulo
São João Gualberto é indicado por historiadores como sendo um dos percussores dos estudos em ciências florestais no mundo. Foi ele que iniciou o cultivo racional dos bosques de Vallombrosa na Itália, e, ainda hoje, nos montes que rodeiam o Mosteiro de Vallombrosa, onde ele começou os primeiros trabalhos de silvicultura, contemplam-se copadas árvores que fazem a admiração dos estrangeiros e tornam Vallombrosa um lugar de veraneio  e ecoturismo apreciado pelos europeus.


O Papa Pio XIII proclamou o santo católico como patrono dos guardas florestais, dos trabalhadores em parques e dos engenheiros florestais. São João Gualberto faleceu em 12 de julho do ano de 1073, em memória a ele, fixou-se em 12 de julho o Dia do Engenheiro Florestal.

Foi este santo que deixou aquela que pode se considerar como primeira ciência, mesmo que empírica, sobre o aproveitamento racional da floresta, sua proteção e preservação. Seu lema era: “Conservar e saber usar”.



Gostou? Comente e compartilhe!!


Já conhece o canal Florestal  Brasil no youtube?:




por: Leovigildo Santos

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.