Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Ambiente

[CONCEITOS] Fique por dentro da Certificação Florestal .

Certamente você já ouviu falar nos termos Certificação Florestal ou Madeira Certificada, certo? Esses termos, apesar de comum, geram ainda bastante dúvidas quanto à sua origem ou mesmo o real significado.A certificação, é uma garantia de origem que tem função também de orientação, para que o consumidor de determinado produto de origem florestal, tenha um produto diferenciado e com valor agregado, visando tanto a aquisição de produtos de qualidade ou mesmo a aquisição de um público mais exigente e novos mercados. Em conceito, o processo de certificação visa assegurar a manutenção da floresta, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades cujas fontes de renda dependem da mesma. 

O QUE É A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL ?

Ela deve garantir que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes.O FSC (Forest Stewardship Council), é hoje o o principal selo verde utilizado no mundo, sendo reconhecido em mais de 75 países em todos os continentes e atualmente, os negócios com produtos certificados geram negócios da ordem de 5 bilhões de dólares por ano no mundo. O FSC foi criado como o resultado de uma iniciativa para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas do mundo inteiro. Seu objetivo é difundir o uso racional da floresta garantindo dessa forma sua existência a longo prazo.Basicamente o FSC atua de três maneiras: desenvolve os princípios e critérios universais para a certificação; realiza o credenciamento das organizações certificadoras que por sua vez são especializadas e independentes entre sí; e apóia o desenvolvimento de padrões de âmbito nacional ou mesmo regional para manejos florestais, fazendo-os adaptáveis às características dos diferentes tipos de florestas existentes nas regiões /países. A INFLUENCIA DA CADEIA DE CUSTODIA

A Cadeia de custódia, tem por objetivo o acompanhamento dos produtos florestais, desde sua extração até seu beneficiamento final, momento em que o produto chega as mãos do consumidor final, e é de extrema importância para que haja um controle adequado quanto ao aproveitamento desses produtos nas diferentes etapas do beneficiamento.Sendo assim, a certificação da cadeia de custódia permite colocar esse selo FSC no produto final. Mostrando aos compradores e consumidores que a procedência desses produtos, é uma floresta cuja a exploração é realizada conforme as exigências das leis vigentes e de forma correta do ponto de vista ecológico, social e econômico, o que diferencia esse produto de outros similares, agregando assim mais valor, levando assim a toda a cadeia de produção e comércio os benefícios da certificação.


 QUAIS AS PERSPECTIVAS DO FSC NO BRASIL ?

A criação do FSC Brasil (o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), em 2001, é o resultado do avanço da certificação florestal no Brasil. A perspectiva é o crescimento constante das áreas florestais certificadas e dos produtos com cadeia de custódia certificada. A criação de padrões brasileiros para plantações, floresta amazônica de terra firme e outros tipos de floresta encontradas no país facilita e homogeiniza a atuação das certificadoras ao mesmo tempo que garante a competitividade dos empreendimentos brasileiros, além de propiciar o credenciamento de certificadoras brasileiras. Hoje, o mercado de produtos brasileiros certificados pelo FSC movimenta mais de R$ 1bilhão por ano e a estimativa é que este número atinja R$ 3 bilhões até 2007.

HAVERÁ ALGUM CONFLITO COM AS CERTIFICAÇÕES BRASILEIRAS, À EXEMPLO DO CERFLOR?

Não se trata de conflito, pois as diversas iniciativas atuam em diferentes âmbitos e níveis de exigência. O surgimento de vários selos reflete a exigência crescente do consumidor e seus fornecedores, bem como a tentativa de facilitar o acesso à certificação através de um nível menor de exigência. O FSC é hoje o selo verde florestal mais aceito internacionalmente, até porque ele é resultado de um movimento democrático e transparente proveniente de mais de 30 países envolvendo lideranças ambientalistas, empresariais, técnicas, movimentos sociais, comunidades que habitam as florestas e outros. Isso significa que os princípios e critérios estabelecidos pelo FSC contemplam na mesma medida os interesses de todas as partes envolvidas, sem privilegiar nenhuma delas. 

fonte: wwf.org.br

por: Reure Macena

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.