Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Calcular

Plataforma calcula investimento para recuperar floresta nas propriedades

O Instituto Escolhas disponibilizou, em 21 de setembro desse ano, uma plataforma digital Quanto é?Plantar floresta que ajuda estimar o valor necessário para recuperar a área de floresta nas propriedades rurais brasileiras e o retorno econômico que essa floresta poderia gerar. Nela, a pessoa seleciona no mapa a macrorregião onde está a área a ser recuperada, insere o tamanho (em hectares) e a plataforma propõe oito modelos de recuperação de floresta para que o interessado escolha, dependendo do grau de degradação da área e sua finalidade (área de preservação permanente, reserva legal ou somente florestamento), com ou sem intenção de retorno financeiro. 
 A plataforma permite que o proprietário calcule o valor do que precisa investir combinando diferentes modelos de recuperação de florestas, com porções variadas de cada um desses modelos, estimando o valor para cada uma dessas combinações. 
A plataforma foi inspirada no estudo que o Instituto Escolhas realizou para a Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que estimou o investimento que o Brasil teria que fazer para cumprir uma das metas apresentadas na Conferência do Clima de 2015 em Paris – a de restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares até 2030. “Queremos, ainda, ajudar proprietários rurais que precisam adequar suas propriedades ao Código Florestal, recuperando passivos florestais, a estimar o quanto precisa investir para isso. Queremos demonstrar que plantar floresta não precisa ser visto como custo nem ônus, e sim um investimento no futuro sustentável do Brasil”, diz Sérgio Leitão, diretor de Relações com a Sociedade do Escolhas.
Segundo Shigueo Watanabe Jr., um dos responsáveis pelo conteúdo da Quanto é?Plantar floresta, os cálculos levam em consideração, além da compra de mudas e sementes, a mão de obra, materiais, máquinas e equipamentos e assistência técnica. A receita foi calculada a partir do preço da madeira em pé, descontando o seguro florestal e os impostos. “Partimos das médias de preços por macrorregião e pesquisas na literatura. E adotamos valores para o incremento médio anual agrupando as espécies de crescimento rápido, moderado e lento, prevendo investimento em até 7,5 anos e receitas até 50 anos”, explica.
Este é o primeiro tema da plataforma Quanto é?, idealizada para disponibilizar para a sociedade os estudos realizados pelo Instituto em áreas como energia, emissões, transportes, permitindo que cada pessoa possa acessar os dados pesquisados, usando-os de forma aberta e facilitada.
A Quanto é? Plantar floresta está disponível gratuitamente no endereço http://quantoefloresta.escolhas.org/ e no site do Escolhas (http://escolhas.org/), para navegação em computador, tablete e celular. A tabela de cálculos também está aberta e disponível para download, para amplo acesso aos dados.
O Instituto Escolhas é um think thank, fundado em 2015, que trabalha para qualificar o debate sobre sustentabilidade, traduzindo numericamente os impactos econômicos, sociais e ambientais das decisões públicas e privadas. Por meio de estudos, análises e relatórios, amparamos novas leituras e argumentos capazes de superar a polarização ideológica das escolhas conflituosas inerentes ao planejamento. Somente argumentos qualificados podem sustentar decisões conscientes, permitindo a construção de soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável.


por: Alinne Santos

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.