Receba conteúdo florestal grátis toda semana

[DOWNLOAD]

[DOWNLOAD] Catálogo de madeiras brasileiras para a construção civil


O estado de São Paulo é o maior consumidor de madeira tropical no Brasil, tendo recebido em 2011, 14% da produção madeireira amazônica certifcada, de acordo com “Acertando o Alvo 3”. Deste volume, 56% são painéis compensados e 38%, madeira serrada. A construção civil e a indústria moveleira destacam-se como os principais setores de consumo dessa madeira e para garantir o seu suprimento e uso sustentável, é necessário assegurar sua procedência, de origem legal e não predatória.

Para garantir tais condições, este catálogo indica espécies de madeira que possuem volumes conhecidos, disponíveis no mercado e provenientes de operações florestais sustentáveis. Assim, as madeiras aqui apresentadas fazem parte dos inventários disponíveis de empresas certificadas. As espécies selecionadas preenchem, além da condição de disponibilidade de estoque florestal, outros requisitos, tais como:

  • ampla distribuição e ocorrência em distintas regiões de florestas tropicais;
  • potencial de uso nas várias áreas e modalidades da construção civil;
  • potencial de substituição das madeiras tradicionalmente usadas no setor;
  • disponibilidade de informações tecnológicas de origem confiável;
  • algum nível de conhecimento no mercado local, regional ou nacional;
  • isenção de obstáculos legais à sua comercialização e utilização  

Espécies ou grupos de espécies selecionadas
Capa 


Esta obra é um dos produtos do projeto “Desenvolvimento de catálogo de madeiras de uso comercial e estudos básicos para introdução de novas espécies no mercado”, elaborado pelo Centro de Tecnologia de Recursos Florestais – CT- Floresta/IPT por solicitação do WWF-Brasil.









Fonte: WWF, IPT

por: Leovigildo Santos

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.