Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Cadastro ambiental Rural

Mapa interativo com dados do CAR é disponibilizado pelo MMA

Dados do CAR vão acelerar processo de recuperação florestal, prevê governo.

Nesta terça-feira (29), o Ministério do Meio Ambiente anunciou que vai divulgar os dados públicos do cadastramento ambiental dos imóveis rurais de todo o País. A intenção é adequar as ações da pasta às exigências do Código Florestal.

A medida disponibilizou um mapa do País com análise temporal e outros filtros temáticos para aperfeiçoar a análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) – declaração que cada proprietário tem de fazer com áreas degradadas e passíveis de recuperação dentro de suas terras. “É um instrumento de natureza permanente, pois a situação fundiária no país é dinâmica e as alterações que ocorrerão deverão ser registradas”, afirmou o ministro Sarney Filho.


Embora a data limite seja dezembro de 2017, o cadastro já está praticamente concluído em território nacional. Atualmente, segundo o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), mais de 3,19 milhões de imóveis rurais brasileiros estão na base de dados do CAR, com uma área total com mais de 406 milhões de hectares.

Mapa do CAR

O mapa com os dados do CAR por UF e por município pode ser acessado clicando aqui. É possível acessar informações sobre o total de imóveis e a área cadastrada, adesões ao PRA, total de RL a regularizar, total de APP a recompor e áreas de uso restrito a regularizar.
Mapa CAR

São apresentadas também informações sobre cadastros com restrições como sobreposição com Área Embargada, sobreposição com Terra Indígena e sobreposição com Unidades de Conservação. Ex:

Regularidade e restrições


Existe também uma base de downloads com arquivos em formato shapfiles e Excel, referentes a cada município. Ex: 

Base de downloads por município

Clique no link para acessar o mapa com os dados do CAR: Dados do CAR


Fontes: Serviço Florestal Brasileiro; Ministério do Meio AmbienteCadastro Ambiental Rural; Gazeta do Povo

Leia também: Ministro lança medidas para o setor florestal

por: Leovigildo Santos

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.