Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Construção civil

A maior construção de madeira de eucalipto da América Latina fica no Tocantins

São 25 mil metros quadrados de área construída no Formoso do Araguaia (TO)

Moradas Infantis, da Fundação Bradesco, na Fazenda Canuanã em Formoso do Araguaia (TO). Foto: Leonardo Finott.

A construção fica na Fundação Bradesco, em Formoso do Araguaia - TO. Trata-se da moradia para cerca de 800 alunos da instituição, o projeto foi comandado por Marcelo Rosenbaum em parceria com outros arquitetos. 

Para a a realização do projeto foram necessários quase 1.000 m³ de Madeira Laminada Colada (MLC), que permite a fabricação de peças de grandes dimensões proveniente de florestas plantadas, essa tecnologia possibilita curvas, seções variáveis e avanços que aumentam muito o campo de aplicação de madeira na construção. E se lá o clima é um complicador, sobretudo no que se refere à alternância de períodos rigorosos de seca e chuvosos, este projeto de MLC é um exemplo pontual de uma solução que poderia ser adotada em grande escala no Brasil.

O projeto Moradias Infantis foi o grande vencedor do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel, em uma cerimônia realizada em São Paulo.

No site do arquiteto Marcelo Rosenbaum há mais detalhes sobre a realização desse projeto que, foi concretizado em uma região em que se encontram três grandes biomas: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. Acesse aqui: Projeto Moradas Infantis


Fontes: Painel FlorestalRosenbaum + Instituto A Gente Transforma,
Aleph Zero

por: Leovigildo Santos

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.