Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Amazônia

InfoAmazonia: plataforma agrega dados e notícias sobre a Amazônia

Foto: Logo InfoAmazonia
InfoAmazonia (clique aqui e acesse) agrega dados e notícias sobre a Amazônia, a maior floresta tropical contínua do planeta. O projeto é sustentado por uma rede de organizações e jornalistas que oferecem atualizações constantes dos nove países da região. 

As bases de dados compartilhadas pela InfoAmazonia estarão sempre disponíveis para download e também serão renovadas com frequência. O cruzamento das notícias com os dados pretende melhorar a percepção sobre os desafios para a conservação da floresta.

A Amazônia detém o maior número de espécies vivas em todo mundo e desempenha papel fundamental na regulação do clima regional, servindo como sorvedouro de gás carbônico. 

No entanto, a região enfrenta graves problemas ambientais, como o desmatamento, as queimadas e a exploração pouco sustentável de suas riquezas naturais.

Você pode ajudar a mapear a Amazônia


InfoAmazonia permite a participação do público através do compartilhamento de dados e notícias. Você conhece notícias e reportagens que devem estar em InfoAmazonia?
Usuários podem submeter links que achem relevantes para que sejam noticiados na plataforma e isso ajuda a mapear quais temas estão sendo abordados pela mídia. 

Fatos sobre a Amazônia


A Amazônia cobre uma extensão de 7,8 milhões de km2, cerca de 12 macrobacias e 158 subacias, compartilhadas por 1.497 municípios, 68 departamentos / estados / províncias em oito países: Bolívia (6,2%), Brasil (64,3%), Colômbia (6,2%), Equador (1,5%), Guiana (2,8%), Peru (10,1%), Suriname (2,1%) e Venezuela (5,8%), além da Guiana Francesa (1,1%). Na Amazônia vivem cerca de 33 milhões de pessoas, incluindo 385 povos indígenas,  alguns em situação de “isolamento”. São 610 áreas protegidas e 2344 territórios indígenas que ocupam 45% da superfície amazônica, não incluindo os proprietários de terras pequenas, médias e grandes, empresas de vários tipos, instituições de pesquisa e desenvolvimento, bem como organizações religiosas e da sociedade civil.





Fonte: InfoAmazonia


por: Leovigildo Santos

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.