Receba conteúdo florestal grátis toda semana

[Conceitos]

Timidez entre árvores



A timidez entre árvores (timidez do dossel, da copa, ou coroa) é um fenômeno observado em agrupamentos de algumas espécies arbóreas, nas quais as copas não se tocam, formando um dossel com lacunas semelhantes a canais. Sendo mais observado entre as árvores da mesma espécie, porém, em florestas muito adensadas, pode ocorrer entre diferentes espécies.

A causa fisiológica exata é incerta. O fenômeno tem sido discutido na literatura científica desde a década de 1920, quando recebeu a denominação de crown shyness (timidez da coroa). A variedade de hipóteses e resultados experimentais sugerem a existência de múltiplos mecanismos em diferentes espécies, um exemplo de evolução convergente. Alguns estudos afirmam que, em locais com grande ocorrência de ventos, o atrito entre os ramos de diferentes copas é muito forte, causando assim "uma poda recíproca" entre árvores adjacentes, formando assim as lacunas ou canais no dossel. Veja nas imagens abaixo:





O fenômeno é muito observado entre árvores da mesma espécie dentro das famílias botânicas: Pinaceae, Fagaceae, Myrtaceae, Dipterocarpaceae e Vochysiaceae. 



por: Leovigildo Santos

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.