Receba conteúdo florestal grátis toda semana

[TECNOLOGIA]

Simulador ajuda a escolher espécies para recuperação e recomposição de vegetação

Uma plataforma online criada pelo Ministério do Meio ambiente em parceria com a Embrapa, ajuda na escolha de espécies e outras informações úteis para recuperação de áreas e recomposição vegetal.

Com o WebAmbiente o produtor poderá cadastrar a área a ser recuperada e de forma simples identificar quais espécies deve usar para tal fim.

Lançadao em março de 2018 a plataforma tem como objetivo, orientar os produtores rurais e seus compromissos quanto ao Novo Código Florestal, que prega em um de seus artigos a proteção de Reservas Legais (RL
) e Áreas de Proteção Permanente (APP). Mas pode ser consultada por qualquer um que tenha o interesse no uso adequado de espécies nativas e o bioma correspondente.

A ferramenta faz recomendações personalizadas ao produtor rural para recompor a paisagem nativa de sua propriedade. Trata-se do maior banco de dados do país, contemplando mais de 780 espécies nativas.

De uma forma bem ituitiva e rápda, é possível inserir na plataforma diversas informações como tipo de bioma, solo, vegetação, e o sistema irá emitir uma lista de espécies mais adequadas à área que será recuperada., demonstrar como é possível trabalhar para fazer a recomposição de áreas degradas.

Detalhes da área que utilizamos para testes na plataforma.
O Florestal Brasil fez uma simulação, utilizando a plataforma, inserimos alguns dados de testes e conseguimos em menos de 20 minutos, responder ao questionário e obter a lista de espécies para um área. 

Escolhemos algumas características como Município onde estaria localizada a área, a área do imóvel e o bioma. Depois de responder algumas perguntas, a plataforma mostrou uma lista de 68 espécies com potencial para serem utilizadas em um projeto de recuperação. Além de técnicas de preparo da área, controle de espécies invasoras ou danihas, controle de erosão, etc. O sistema ainda gera um arquivo PDF com todas as informações geradas pela plataforma para facilitar seus trabalhos.

Resultados da simulação realizada na plataforma WebAmbiente

A iniciativa foi articulada pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).








Fonte: SFB

por: Lucas Monteiro

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.