Árvores para plantar sem medo de quebrar a calçada - Florestal Brasil

Receba conteúdo florestal grátis toda semana

[ARBORIZAÇÃO]

Árvores para plantar sem medo de quebrar a calçada

A arborização urbana deve ser alvo de atenção de qualquer administração municipal. Além de sua função estética, a presença de árvores melhora o conforto térmico e diminui a temperatura do micro-clima da região. 

Foto: Rafael Siqueira
Estudos comparativos realizados em 2 avenidas de grande movimentação localizadas em áreas próximas, onde em uma havia grande aborização e outra pouco arborizada, mostram que a diferença de temperatura e conforto térmico pode chegar até a 5ªC.[1]

Entretanto, o plantio de árvore em locais urbanos deve obedecer uma série de quesitos ser realizado. Entre eles obedecer o manual de arborização urbana do municipio (confira aqui uma lista com diversos manuais de cidades do Brasil).

Foto: Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)
Um dos motivos desse cuidado é justamente em observar o crescimento radicular do vegetal. Algumas árvores possuem uma taxa de crescimento em suas raizes, esse crescimento secundário ou primário pode danificar a calçada ou asfalto, ou mesmo sufocar o vegetal, fazendo com que ele morra, ou perda sustentação, correndo sérios risco de queda.

07Porém existem espécies que são amplamente utilizadas e que modo geral, você pode plantar com menor risco de danificar a sua calçada ou que ela caia durante uma forte chuva.
O blog Plantei, separou uma lista com 25 árvores mais utilizadas para arborização urbana de calçadas, para que você não tenha receio de destruir a sua calçada ou danificar a rede elétrica.
Clique aqui para acessar a lista

Na dúvida, consulte um Engenheiro Florestal ;)

Fontes: [1] [2]

por: Lucas Monteiro

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.