[DOWNLOAD] MANUAL PARA MANEJO DE IMPACTO REDUZIDO - Florestal Brasil

Receba conteúdo florestal grátis toda semana

[DOWNLOAD]

[DOWNLOAD] MANUAL PARA MANEJO DE IMPACTO REDUZIDO

O manejo florestal sustentável é o único caminho para a exploração madeireira permitido por lei, e deve, por definição, garantir a sustentabilidade da área.

É um modelo que permite a exploração racional com técnicas de mínimo impacto ambiental sobre os elementos da natureza. Uma floresta manejada continuará oferecendo suas riquezas para as gerações futuras, pois a madeira e seus outros produtos são recursos renováveis.


Foto: Ronaldo Rosa
É fundamental, que o Engenheiro Florestal, conheça todos os procedimentos técnicos necessários para conduzir o manejo florestal com o mínimo de impacto possível a manutenção da biodiversidade da floresta.

A exploração de impacto reduzido (EIR) engloba a adoção de uma série de medidas de planejamento e técnicas de exploração no manejo da floresta que podem proporcionar à redução substancial dos danos em todas as fases da exploração. Gerando menos impactos ao meio ambiente e aumentando a produtividade das operações.

De acordo com estudos realizados por Cariello (2008) em duas áreas de manejo florestal, a exploração de impacto reduzido gerou um grande aumento na produtividade de até 41% em relação à exploração convencional.

Por esse motivo, a Fundação Floresta Tropical disponibilizou um MANUAL DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PARA CONDUÇÃO DE MANEJO FLORESTAL E EXPLORAÇÃO DE IMPACTO REDUZIDO. O material tem 89 páginas e contém diversas técnicas que devem ser estudadas durante o manejo, incluindo planejamento de derruba e arraste, identificação de espécies de interesse, planejamento de corte, tratos silviculturais, pós-exploratórios, etc.

Para fazer o download, basta clicar no botão abaixo:
Download
GOSTOU? COMPARTILHE O CONHECIMENTO! 

 Compartilhar no Whatsapp


por: Lucas Monteiro

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.