Receba conteúdo florestal grátis toda semana

[GIGANTES DO MUNDO]

GIGANTES DO MUNDO #03 - Baobá

Andasonia digitata

foto: http://basilio.fundaj.gov.br
Se tem uma árvore que pode atravessar um ou mais milênios com uma robustez e belezas únicas, certamente essa árvore é o Baobá!
originário da África, porém podendo ser encontrado na Austrália e no Oriente Médio, essa espécie, é uma das mais antigas do planeta, e considerada a que tem a maior circunferência de tronco entre todas as demais espécies podendo atingir entre 12 e 20 metros de diâmetro podendo alcançar cerca e 40 metros de altura.

São árvores seculares, testemunhas vivas da história, que chegam até aos 6.000 anos de idade.
foto: www.escola.britannica.com.br
Esse colosso vegetal pode atingir trinta metros de altura e possui a capacidade de armazenar, em seu caule gigante, até 120.000 litros de água. Por tal razão é denominada "árvore garrafa". No Senegal, o baobá é sagrado, sendo utilizado como fonte de inspiração para lendas, ritos e poesias. Segundo uma antiga lenda africana, se um morto for sepultado dentro de um baobá, sua alma irá viver enquanto a planta existir. E o baobá tem uma vida muito longa: vive entre um e seis mil anos. 

Ela é um membro da família das Malváceas, tem certo parentesco então com os Hibiscos e a Malva. Suas folhas jovens são comestíveis, além de conter substancias que justificam seu uso para fins medicinais e seu fruto que é popularmente chamado de Múcua e "Pão de macaco", tem uma polpa seca e em seu interior possui uma semente comestível que se desfaz com facilidade na boca e tem um sabor agridoce, levemente ácido e é utilizado para produção de uma bebida refrescante (opa).
foto:http://www.pordentrodaafrica.com

Sua fibra e casca, são largamente utilizados também para fabricacao de cordas e roupas de forma artesanal e suas flores têm bastante néctar e seus frutos, na época de escassez de comida, servem de alimentação, além de haver indícios para a cura da malária.

Mitos e lendas

foto: reprodução / Baomix
A árvore é um dos símbolos fundamentais das culturas africanas tradicionais.
Os mitos e o pensamento mágico-religioso yorubá têm na simbologia da árvore um de seus temas recorrentes. Na sua cosmogonia, a árvore surge como o princípio da conexão entre o mundo sobrenatural e o mundo material. As árvores “(…) estão associadas a ìgbá ì wà ñû – o tempo quando a existência sobreveio – e numerosos mitos começam pela fórmula ‘numa época em que o homem adorava árvores’…”.

Ah!!! uma ultima curiosidade.

foto: pensar contemporâneo
se você é fã do Pequeno Príncipe, adorável personagem criado por Antoine de Saint-Exupéry, certamente se recorda do drama dos baobás, aquelas árvores enormes que ameaçavam a existência do planetinha fictício do menino, ai um motivo a mais pra essa árvore ser tão interessante.




mas...
essa ainda não é a maior de todas!

segue a gente em nossas redes sociais e acompanhe nossos stories do Instagram, que tem muitas outras por lá também.


















por: Reure Macena

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.