GIGANTES DO MUNDO #04 - Eucaliptos Gigantes - Florestal Brasil

Receba conteúdo florestal grátis toda semana

[GIGANTES DO MUNDO]

GIGANTES DO MUNDO #04 - Eucaliptos Gigantes

Eucalyptus sp.

[ALERTA DE SPOILER DA SÉRIE]
foto: Wikipédia
Atualmente, o eucalipto mais alto do mundo possui 99,6 metros de altura. É apelidado de Centurion, e cresce no sul da Tasmânia. Para efeito de comparação, a mais alta sequoia do mundo, a Hyperion, possui 115,6 metros de altura.

Adiante...
Eucalipto não é uma espécie única. Na verdade, ele faz parte do gênero com mais de setecentas espécies, quase todas nativas da Austrália. O mais alto deles é o eucalyptus regnans, coloquialmente conhecido como cinza de montanha, que cresce regularmente acima de 85 metros. são também as plantas de floração mais altas do mundo.
De qualidade inquestionável, hoje a madeira de eucalipto tem seu uso consolidado para plantios comerciais, e ocupa milhares de hectares de norte a sul, contribuindo para que o Brasil seja reconhecido como um dos países com a maior área de florestas plantadas do mundo, e suas utilizades vão muito além da usinagem de sua madeira, sendo largamente utilizado no mundo todo para obtenção de Celulose e os extrativos obtidos de algumas espécies são amplamente utilizados a bastante tempo, seja para produtos cosméticos ou produtos de limpeza, SIM! isso mesmo. Aquele famoso cheirinho de casa limpa e carro lavadinho.
foto: Lord Apicultor

tratando especialmente do desenvolvimento de indivíduos desse gênero no Brasil, onde vem sendo difundido devido sua fácil adaptação e pelo amplo conhecimento técnico que se tem a respeito de sua reprodução e clonagem, tem como principais espécies cultivadas;
  • Eucalipto cloeziana
  • Eucalipto grandis
  • Eucalipto citriodora
  • Eucalipto saligna
  • Eucalipto urophylla

Curiosidades

foto: Wikipédia
Em um passado não muito distante, os eucaliptos da Tasmânia tinham alcançado alturas maiores do que os de hoje. Em 1881, um inspetor chamado George Cornthwaite, mediu uma árvore em Victoria com 114,3 metros de altura. Essa árvore era 1 metro mais curta do que a Hyperion. Em 1872, o Inspetor de Florestas do Estado, William Ferguson, descobriu uma árvore caída que media cerca de 133 metros de altura. A árvore foi queimada pelo fogo, e antes de cair, Ferguson acreditou que a árvore podia ter mais de 150 metros de altura. Afirmações similares de árvores muito altas vieram de várias outras pessoas. Ferdinand von Mueller relatou ter pessoalmente medido uma árvore com 122 metros, enquanto David Boyle, afirmou, em 1862, ter medido uma árvore caída com 119,5 metros. A árvore, que quebrou quando caiu, podia ter originalmente medido 128 metros. Relatórios não confirmados de árvores medindo até 146 metros também existem

foto: Jonathan Lins
O Eucalipto foi trazido para o Brasil no século XIX. Como se desenvolveu bem no país, em meados do século XX passou a ser extensamente empregado para fins de reflorestamento, visando à produção de papel e de madeira para móveis. Muitos projetos de reflorestamento seguiam o modelo da monocultura, e por essa razão o eucalipto passou a ser malvisto, pois seu plantio resultava no empobrecimento dos solos e da fauna locais, representando ameaça à biodiversidade.



Essa chegou bem perto, mas...
ainda Não é a maior! 

siga nossas redes sociais e acompanhe nossos histories no Instagram para saber quais as demais Gigantes do Mundo!
















por: Reure Macena

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.