Receba conteúdo florestal grátis toda semana

[GIGANTES DO MUNDO]

GIGANTES DO MUNDO #01- Sequóias Gigantes

Sequiadendron gigantea

Iniciando um novo quadro aqui no Florestal Brasil, vamos trazer uma série de matérias especiais com as maiores árvores do mundo.  

A primeira da lista certamente é uma das maiores e mais belas espécies de árvores do mundo, estando presentes em alguns casos, à milhares de anos vivas e acompanhando o passar de nossa história. Em grande medida, pelo fato de ser uma espécie que se adapta com facilidade, vagando bem entre dois climas; O Tropical e o Temperado, desde que tenham um solo bem arejado e com boa drenagem.
A Sequoia Gigante é uma arvore resinosa, que possui um tronco que apresenta uma casca fibrosa, e possui sulcos. A casca da Sequoia Gigante é tão grossa que chega a possuir 60 centímetros de 0grossura na base do tronco da planta. (alguém mais ai imaginou uma bela e enorme casa na árvore?)
Por isso, a madeira das arvores adultas ou maduras são altamente resistentes, e a casca da Sequoia Gigante é tida como excelente proteção contra o fogo. No entanto, devido o fato da madeira da Sequoia Gigante ser muito fibrosa e quebradiça, ela não é utilizada para a construção civil. A Madeira da Sequoia Gigante é usada para a construção de telhados de madeira, mourões e arvores de natal, inclusive possuem suas folhas com características parecidas com as do Pinheiro.(que também disputa o posto de mais altas no mundo)
A Sequoia Gigante é considerada um fóssil vivo, isto é, são grupos biológicos muito parecidos com organismos que possuem registro fóssil e no passado foram abundantes quando comparados com o período atual. Atualmente, a Sequoia Gigante vem sendo cultivada em nosso país, para ser utilizada com objetivos de adaptação da espécie (devido a destruição em seu local de origem) e para fins ornamentais.
Outra característica da Sequoia Gigante é que elas são plantas bastante resistentes as doenças e aos ataques dos insetos.

MAS...

Como elas se reproduzem?

A reprodução da Sequoia Gigante acontece através da propagação de suas sementes.
As sementes da Sequoia Gigante ficam em cones chamados de pinhas. Em cada pinha existem em torno de 230 sementes guardadas no interior destas, que se dispersam no solo quando as pinhas caem da planta e uma Sequoia Gigante gera durante toda a sua vida, em torno de 300.000 pinhas, o que garante em torno de 60.000.000 de sementes produzidas durante a sua vida no entanto, de todas essas milhões de sementes produzidas, só irão gerar uma Sequoia Gigante que irá viver pelo menos 2.000 anos. no entanto, existem exemplares de cerca de 4 mil (isso mesmo) anos. 
A árvore mais volumosa viva que se tem notícia até o momento, chama-se "General Sherman" (corre no nosso Instagram que tá lá no nosso stories". Esse espécime está localizada no Sequoia National Park e possui 1487 m3, porém ainda assim, não é a mais alta do mundo!
Acompanhe nossas redes sociais e aqui no site pra saber quais as demais espécies que disputam por esse posto de Gigantes do mundo.

por: Reure Macena

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.