Agência da ONU lista “sete segredos” das florestas do mundo - Florestal Brasil

Receba conteúdo florestal grátis toda semana

amazonia

Agência da ONU lista “sete segredos” das florestas do mundo

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, explica papel das florestas nas vidas das pessoas e para mundo com #FomeZero; mais de 1 bilhão de cidadãos dependem delas para ter acesso à comida, remédios e combustível.
Por muito tempo as árvores foram vistas como objetos puramente funcionais ou ornamentais. Elas decoram as ruas da cidade, proporcionam sombra para descansar e aliviar do sol, além de fornecer papel, combustível, frutas e nozes. 

No entanto, como aponta a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, alguns de seus outros benefícios podem passar despercebidos.

Florestas

A FAO explica que as florestas trabalham silenciosamente, limpando a água, filtrando o ar e protegendo o mundo das mudanças climáticas. Elas são como “anjos da guarda” de mais de 1 bilhão de pessoas, fornecendo comida, remédios e combustível para aqueles que não têm acesso a esses produtos. 

As florestas também abrigam mais de três quartos da biodiversidade terrestre do planeta. Muitas das pessoas mais pobres do mundo vivem nelas.

Para explicar o papel fundamental das florestas na vida de todos, a FAO preparou uma lista com sete segredos sobre elas:
Foto ONU/Eskinder Debebe
Crianças brincam na Floresta Nacional de Tapajós

  1. Supermercados - As florestas são verdadeiros mercados de alimentos. Quase 50% das frutas ingeridas são de árvores, sem mencionar as nozes e especiarias que também são fornecidas por elas.
  2. Seguro de vida - Algumas comunidades dependem quase exclusivamente das florestas como fontes de alimento. Cerca de 40% das pessoas pobres que vivem em áreas rurais, aproximadamente 250 milhões, residem em regiões de florestas e savanas. Para essas comunidades, florestas e árvores vibrantes são a salvação e o seguro contra a fome.
  3. Fontes de Água - As florestas fornecem grande parte da água potável para mais de 1/3 das maiores cidades do mundo, incluindo Nova Iorque e Mumbai. Muitos rios e córregos têm suas fontes nas florestas. As árvores agem como filtros e fornecem a água limpa que é vital.
  4. Energia - Cerca de um terço da população mundial usa a madeira como fonte de energia para atividades como cozinhar, ferver água e aquecimento. A madeira das florestas fornece cerca de 40% da energia renovável global, tanto quanto a energia solar, hidrelétrica e eólica combinadas. As árvores crescem novamente, mas segundo a FAO, é preciso dar mais ênfase ao uso sustentável desses recursos para proteger as florestas da degradação.
  5. Super-herói – A FAO diz que as florestas são verdadeiras heroínas na luta contra as mudanças climáticas. Elas tornam as cidades mais sustentáveis, resfriando naturalmente o ar e removendo os poluentes. As florestas também protegem a saúde de todos, fornecendo sombra e local para descanso.  Fora isso, elas combatem a degradação da terra e enfrentam a perda de biodiversidade, fornecendo habitats às plantas e animais.
  6. Dissipadoras de carbono - As florestas absorvem o equivalente a cerca de 2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono a cada ano. Mas, segundo a FAO, o desmatamento coloca esta performance em risco e cria um problema. Quando as árvores são cortadas, elas liberam o dióxido de carbono de volta ao ar. De fato, o desmatamento é a segunda principal causa das mudanças climáticas após a queima de combustíveis fósseis. Ele é responsável por quase 20% de todas as emissões de gases de efeito estufa, mais do que todo o setor de transporte do mundo.
  7. Recreação - O turismo baseado na natureza está crescendo três vezes mais rápido que o setor de turismo como um todo e agora representa aproximadamente 20% do mercado global. Estudos até ligam espaços verdes e cobertura de árvores nas cidades com baixos níveis de obesidade e criminalidade. Como exemplo, a taxa de obesidade infantil em áreas com bom acesso a espaços verdes é menor do que naquelas que têm acesso limitado ou inexistente.
FAO/Rudolf Hahn
 
As florestas fornecem abrigo, empregos e segurança para populações que dependem delas.

A FAO diz que as florestas têm sido auxiliares silenciosas do mundo. Elas têm secretamente desempenhado um papel maior do que se imagina na vida de todos. A agência da ONU diz que não é possível esperar ter um mundo #FomeZero sem contar com a ajuda delas, a ajuda dos governos, agências e órgãos que as protegem e o respeito de todas as pessoas por elas.  

Florestas e árvores também devem receber algum reconhecimento. E para a FAO,  é hora de contar seus segredos.

Fonte: ONU News

por: Lucas Monteiro

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.