Desastres ambientais e mudanças climáticas estão entre cinco maiores preocupações para a próxima década - Florestal Brasil

Receba conteúdo florestal grátis toda semana

desastres ambientais

Desastres ambientais e mudanças climáticas estão entre cinco maiores preocupações para a próxima década

Política e aumento de queimadas reacendem debate sobre ambiente
 
Poucos dias antes do início do Fórum Econômico Mundial de 2020 em Davos, Suíça, de 21 a 24 de janeiro, foi lançado o Relatório Global de Riscos (GRR), documento preliminar que revelou as opiniões de 750 especialistas e tomadores de decisão globais. Eles devem ser convidados a categorizar as maiores preocupações sobre tendências e riscos no desenvolvimento de políticas e estratégias.
 
Desde que a pesquisa começou, há 15 anos, esses cinco principais riscos globais envolveram o meio ambiente pela primeira vez na próxima década, como mostrado abaixo:
 
  1. Eventos climáticos extremos com grandes danos à propriedade, infraestrutura e perda de vidas humanas;
  2. Falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas por governos e empresas;
  3. Danos e desastres ambientais causados pelo homem, incluindo crimes ambientais, como derramamentos de óleo e contaminação radioativa;
  4. Grande perda de biodiversidade e colapso do ecossistema (terrestre ou marinho), com consequências irreversíveis para o meio ambiente, resultando em recursos severamente esgotados para a humanidade e para as indústrias;
  5. Desastres naturais graves, como terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas e tempestades geomagnéticas. 
"O cenário político é polarizado, o nível do mar está subindo e os incêndios climáticos estão queimando. Este ano, os líderes mundiais devem trabalhar com todos os setores da sociedade para reparar e revigorar nosso sistema de cooperação, não apenas para benefícios de curto prazo, mas também para resolver nossos problemas profundamente arraigados. Risco ", alertou Borge Blund, presidente da Economia Mundial, no fórum.


Na época da conferência, algumas das instituições meteorológicas mais importantes do mundo anunciaram que o planeta era a década mais quente da história e 2019 foi o segundo ano com a temperatura mais alta.

Um dos avisos do documento é que a turbulência geopolítica e os movimentos crescentes enfraqueceram a globalização econômica, o que ameaça a capacidade dos países de enfrentar juntos os principais riscos internacionais.
 
Além das ameaças para a próxima década, os entrevistados também apontaram suas maiores preocupações em relação a 2020. Das dez indicações, três estão relacionadas à crise climática.
 
Confira, a seguir, quais são eles:
 
Desastres climáticos estão entre cinco maiores preocupações para a próxima década em relatório do Fórum Econômico Mundial
 

 
 

por: Lucas Monteiro

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.