Com mais de 2 mil cargos vagos, novo concurso IBAMA é fundamental - Florestal Brasil

Receba conteúdo florestal grátis toda semana

Com mais de 2 mil cargos vagos, novo concurso IBAMA é fundamental

Com mais de 2 mil cargos vagos no quadro de servidores do IBAMA, necessidade de um novo concurso público se torna cada vez mais essencial. A autarquia inclusive, tem realizado constantes solicitações ao Ministério da Economia.


Ibama implanta censura aos servidores e restringe contato com a ...

O último pedido foi realizado no ano passado, quando o Ministério Público Federal encaminhou uma recomendação ao Governo pedindo autorização para realização de um novo certame. Porém, a solicitação não recebeu o aval necessário.

A recomendação vem na esteira da grande redução de Agentes Fiscais Ambientais no quadro de servidores ativos do órgão. De acordo com o documento, o IBAMA tinha, em 2016, 930 servidores em atividade nesta função, restando 460 em 2019.

O IBAMA e o Ministério da Economia ainda não se manifestaram sobre o caso. Caso a recomendação não seja acatada, é provável que o Ministério Público Federal ingresse com uma Ação Civil Pública para forçar o executivo a recompor o quadro de servidores do órgão.



Situação atual do concurso IBAMA

O quadro de servidores do IBAMA está defasado por conta da idade dos trabalhadores ativos. A recomendação do MPF mostra que, já em 2016, 58% dos fiscais ambientais possuíam idade igual ou superior a 50 anos, o que claramente dificulta as atividades de campo.

O MPF fixou no documento um prazo de 30 dias (a partir da data do recebimento) para que o Ministério da Economia autorize o concurso IBAMA, com oferta de vagas e cargos em quantitativo não inferior à demanda necessária.

Quem pode fazer o concurso do IBAMA?

Podem participar do concurso IBAMA pessoas que tiverem concluído pelo menos o ensino médio. Porém, é preciso observar as exigências dos cargos, já que alguns exigem nível superior em uma área específica.


Como se preparar para  concursos Florestais?

No Elite Florestal você terá acesso a dicas de organização, planejamento dos estudos, milhares de questões e as melhores aulas em PDF. São mais de 560 Questões Comentadas; Aulas Focadas em Concursos. Estude somente o que as bancas realmente cobra. Estude somente o que as bancas realmente cobram. Em Linguagem Simples, Sem enrolação!

CLIQUE AQUI

Fonte: Estratégia Concursos

por: Lucas Monteiro

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.