Podcast criado por Pajé Paraense, conta histórias da etnia indígena Awaete-Asurini - Florestal Brasil

Receba conteúdo florestal grátis toda semana

[CULTURA]

Podcast criado por Pajé Paraense, conta histórias da etnia indígena Awaete-Asurini

Já estão disponíveis, cinco episódios, com as narrativas dos Awaete, são episódios bilingues criados pelo Pajé Timei.“Txaju Petywu – Narrativas Awaete para Regenerar”


Timei Assurini (Foto: Arquivo pessoal)

“Txaju Petywu” é uma nova forma de contar as narrativas do povo indígena Awaete, mas por meio de um formato mais moderno: um podcast. É pela narrativa dos contos da criação e do fim dos mundos Awaete que o Pajé Timei aborda o atual momento pelo qual o mundo inteiro passa: a pandemia do coronavírus e a crise mundial. Em cinco episódios, a série mostra não apenas a trajetória do povo Asurini, mas também os desafios presentes e futuros de sua construção social e cultural.

A partir da cosmovisão da etnia Awaete-Asurini do Xingu, no Pará, de recente contato e impactado pelo etnocídio da construção da hidrelétrica Belo Monte e dos maiores desmatamentos do mundo, o podcast Janeraka estreou em setembro e já entra em seu quarto episódio. Ele só se tornou possível ao ser contemplado em edital do “Center of Applied Human Rights”, um programa da Universidade de York (Inglaterra) que financia projetos que juntam ativismo e arte em resposta à Covid-19, no âmbito dos direitos humanos.


“A oralidade é uma linguagem que toca e se conecta com nosso coração Awaete. O objetivo do projeto ‘Agenda Awaete’ sempre foi a troca de saberes e práticas entre povos buscando pontos de conexões em comum”, explica Timei à Amazônia Real. Essa troca de conhecimentos passa por outros povos e também pelos não-indígenas, sempre respeitando o lugar de fala, e busca dar autonomia e protagonismo para o seu povo. “É fundamental encontrarmos metodologias e linguagens em comum. 

"O podcast sempre esteve entre as ferramentas que almejávamos ter mais contato.” 

leia a entrevista que foi realizada com o Pajé Timei, pelo portal Amazonia Real; disponível em: Amazônia Real

É de extrema importância difundirmos conhecimento a respeito de questões ambientais, cultura e tecnologias. É imprescindível ter o conhecimento para melhor aplicar técnicas de conscientização de forma didática aos mais diversos públicos, nesse caso, o uso de uma mídia que tem crescido bastante a cerca de 10 anos, é muito válida para que o conhecimento a respeito dessa cultura e tudo que vem atrelado à esse conhecimento, tenha um alcance potencializado. 

Conhecer para preservar, é um ótimo lema sempre :)


Fonte: https://amazoniareal.com.br/paje-timei-produz-podcast-com-narrativas-awaete-de-recente-contato/


por: Reure Macena

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.