Ministério da Defesa autoriza uso das Forças Armadas no combate ao desmatamento em terras indígenas

Ministério da Defesa autoriza uso das Forças Armadas no combate ao desmatamento em terras indígenas

Em MT, o Comando Conjunto Oeste será responsável por desenvolver ações de prevenções nos municípios são Apiacás, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçú, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Peixoto de Azevedo e Paranaíta.
Forças armadas vão atuar em operação contra desmatamento ilegal e queimadas em MT — Foto: Asscom/4º BIS Forças armadas vão atuar em operação contra desmatamento ilegal e queimadas em MT — Foto: Asscom/4º BIS
 

O governo federal, por meio do Ministério da Defesa, publicou uma portaria que regula o emprego das Forças Armadas na "Operação Samaúma", no período de 28 de junho a 31 de agosto de 2021, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental, nas demais áreas sob propriedade ou posse da união em municípios de Mato Grosso, Amazonas, Pará e de Rondônia.

“Autorizo o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), no período de 28 de junho a 31 de agosto de 2021, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental, nas demais áreas sob propriedade ou posse da União nos municípios dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia”, diz trecho da portaria.

A autorização consta da Portaria GM-MD Nº 2.728 publicada na edição desta segunda-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU).

Em MT, o Comando Conjunto Oeste será responsável por desenvolver ações de prevenções nos municípios são Apiacás, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçú, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Peixoto de Azevedo e Paranaíta.

O objetivo é a realização de ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, em especial o desmatamento ilegal, de modo coordenado com o Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) e buscando a articulação com os órgãos e entidades de proteção ambiental e os órgãos de segurança pública.

O Comando Conjunto Oeste é responsável pelos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é um dos dez Comandos Conjuntos das Forças Armadas, formados pela Marinha, Exército e a Aeronáutica.

Fonte: G1